sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Doenças de Pele

Herpes


É uma doença viral, recorrente e contagiosa. Ocorrem lesões que se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca. A herpes ainda não tem cura e normalmente é benigna, no entanto em alguns casos pode ocorrer complicações neurológicas. O vírus fica no corpo da pessoa em toda a sua vida, e ele manifesta-se quando a imunidade baixa.

Formas de contagio:

Beijo:

É uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.



Copo:

Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.




Sol:

A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.


 
  
Tratamento:
  • Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor (chamada dor pós-herpética);
  • O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos;
  • É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).




  
Herpes Zoster                                                                                             Herpes Labial
________________________________________________________________________________
Dermatites


Existem diversos tipos de dermatites, a mais comum é a dermatite de contato que se trata da reação alérgica da pele ao contato de algum elemento ou substância. Pode ocorrer edema, vermelhidão, descamação, coceira, bolhas com inflamação, rachaduras. Pode acontecer em qualquer parte do corpo e ser desencadeada a qualquer tempo.


                                                                         
Dermatite atópica /Dermatite de contacto


________________________________________________________________________________
Psoríase


A psoríase é uma doença de pele genética e não contagiosa. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo, com intensa descamação. As manchas podem ser pequenas e passar despercebidas ou ainda podem ser grandes e afetar partes extensas do corpo. Os locais mais comuns para o aparecimentos das placas são os joelhos, couro cabeludo, cotovelos e o dorso. A psoríase causa inflamação na pele que fica vermelha. O tipo de tratamento depende do estágio da doença, que pode ser tratada mas não tem cura.


                         


________________________________________________________________________________

Acne


A acne é uma doença da pele causada pela produção elevada de secreção pelas glândulas sebáceas que provoca a inflamação dos poros da pele, com o aparecimento de espinhas, pontos escuros e bolhas. Podem acontecer em qualquer idade, contudo são mais frequentes na adolescência quando começa a aumentar a produção de hormônios sexuais. As espinhas ou bolhas nunca devem ser espremidas, e normalmente uma higiene adequada com boa limpeza da pele várias vezes ao dia resolve o problema, do contrário o paciente deve procurar um dermatologista.
 Tratamentos possiveis:


  • Esfoliação da pele
A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele.
  • Antibióticos tópicos e orais
A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também antibióticos orais, que são utilizados em casos mais graves e têm efeito melhor.
O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes têm se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.

Na Cara

No Peito
                          
    
___________________________________________________________________